quarta-feira, 15 de maio de 2013

Joinville (SC): JS realiza reunião para programar atividades

Em reunião realizada na manhã do último sábado, 11 de maio, com a presença do presidente da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini-SC e secretário-geral da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista de Santa Catarina, Allan Muller Schroeder, do vereador e vice-presidente do PDT de Joinville, James Schroeder, do vice-prefeito e presidente da FLB-AP de Joinville, Rodrigo Coelho e do secretário-geral do PDT municipal, Jonathas Souza, a Direção Municipal da JSPDT de Joinville realizou sua reunião ordinária para tratar sobre diversos temas, como: Políticas Públicas de Juventude, a redução da maioridade penal, movimento estudantil, a ULB como importante ferramenta de formação política, retiro socialista, entre outros.
O presidente municipal da JS, Edemar Vieira, abriu a reunião ao explanar sobre a contribuição da juventude ao partido nos últimos anos. O vice-presidente James, assim como o secretário Jonathas, resgatou a importância de termos uma juventude orgânica dentro e fora do partido, atuante nos conselhos municipais e nos movimentos sociais em geral. Fizeram-nos, assim como o vice-prefeito Rodrigo, refletir em como ser juventude trabalhista em um partido governista em tempos turbulentos, como os de greve.
Ao entregar o caderno de PPJs da Direção Nacional da JSPDT ao vereador James, o companheiro Allan abriu a discussão sobre o tema, foram muitas as contribuições dos jovens presentes. Encerrada a pauta, Allan destacou a ULB entre as ferramentas da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini, como importante instrumento de formação e capacitação política, capaz de transformar o PDT em um partido não somente de quadros, mas de massas esclarecidas. A Direção Municipal da JSPDT assumiu o compromisso de junto ao presidente da seção joinvilense, Rodrigo Coelho, contribuir com as atividades da Universidade.
Importante discussão, a contrariedade aos projetos de redução da idade penal, consenso entre os presentes, é também uma orientação nacional da JSPDT. Reconhecidos o conjunto de direitos a serem protegidos para assegurar a dignidade dos jovens brasileiros, sobretudo às vítimas dos processos de exclusão e marginalização de todas as ordens, a JS não se furtará de promover esse debate na cidade.  
Sobre os esforços dos estudantes joinvilenses contrários ao fechamento de turmas nas escolas públicas e o consequente aumento de alunos por classe, avaliamos que são legítimas as suas reivindicações, considerando que há anos o Estado não constrói uma única escola em nosso município, que oito estão interditadas e três fechadas. As manifestações continuam, mesmo sem uma resposta do Estado. É nossa é tarefa enquanto partidários da educação, unir forças junto aos sindicatos e entidades estudantis em apoio à luta dos estudantes. 
Foi informado aos presentes que nos dias 15 e 16 de junho, a JS PDT/SC realizará seu II Retiro Socialista. Todos estão à disposição para além de presentes, contribuir com o que for necessário ao sucesso do evento. 
Deverá ser realizada reunião extraordinária para tratar sobre temas pendentes. A segunda reunião ordinária da JSPDT de Joinville ocorrerá no dia 25 de maio, sábado, entre 10h00 e 12h00, na sede do Diretório Municipal do PDT.

Nenhum comentário: