quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Documentário sobre biodiversidade marinha é lançado em Santa Catarina

Temperatura da água e limites de distribuição são alguns dos temas.
O projeto, de 12 minutos, foi produzido em três meses no Litoral de SC.

Do G1 SC
Comente agora
Estudo ampliou o número de espécies de esponjas citadas para as ilhas próximas a Florianópolis (Foto: Alcides Dutra/Instituto Larus)Estudo ampliou o número de espécies de esponjas citadas para as ilhas próximas a Florianópolis (Foto: Alcides Dutra/Instituto Larus)
Um documentário, que mostra a biodiversidade marinha em Santa Catarina, foi lançado em Santa Catarina. O trabalho expõe resultados de pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Santa Catarina com o auxílio de laboratórios parceiros nos últimos quatro anos. Temperatura da água, predação, limites de distribuição de organismos marinhos e ambientes de transição são alguns dos aspectos investigados.
O documentário foi feito pelo Laboratório de Biodiversidade Marinha do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e teve produção do Instituto Larus.
O projeto, de 12 minutos, foi produzido em três meses, com a participação de oito alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade. Foram captadas 18 horas de imagens e 60 horas de pós produção. As expedições para captação de imagens foram feitas em áreas próximas da Ilha de Santa Catarina.
Corynactis sp, espécie próxima dos corais que ocorre em maior abundância na região mais ao sul (Foto: Edson Faria Junior/Arquivo pessoal)Corynactis sp, espécie próxima dos corais que ocorre em maior abundância na região mais ao sul (Foto: Edson Faria Junior/Arquivo pessoal)
“Conhecemos tão pouco o mar perto de onde vivemos.A fauna marinha de Santa Catarina é surpreendente: temos aqui o limite Sul de distribuição de organismos marinhos tropicais do Oceano Atlântico. Eles tendem a ser bonitos, coloridos – tanto os peixes como os corais”, comenta Alberto Lindner.
A estimativa do biólogo Alcides Dutra, presidente do Instituto Larus é de que cerca de um milhão de pessoas assistam ao documentário. “Trabalhamos primeiro a conscientização, para depois trabalhar a educação ambiental. O Instituto Larus nasceu de um projeto na UFSC em 1982 e se transformou em ONG – ele é filho da UFSC”, explica Alcides Dutra.
As investigações foram realizadas por meio do projeto de pesquisa Biodiversidade Marinha do Estado de Santa Catarina executado pela UFSC desde 2010, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC. O vídeo pode ser acessado no site do Projeto Biodiversidade Marinha.

tópicos:

Nenhum comentário: