sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Imagens de nevascas geram corrida de curiosos à serra catarinense (Danuza Peixoto)

JOSÉ MASCHIO
DE PORTO ALEGRE

A divulgação de imagens das nevascas que caíram sobre a serra catarinense provocou ontem (5) uma corrida dos "caça-neves" a Urubici e Urupema. Eles vêm principalmente de cidades como Florianópolis e Blumenau e de municípios litorâneos próximos.
neve no Sul do país
Volta a nevar em Urubici (SC); RS também tem chance de neve
Santa Catarina tem neve em nove cidades nesta quarta-feira
Com 14,5 ºC, São Paulo tem a tarde mais fria do ano
SP deve permanecer com tempo nublado e frio até o fim da semana

"Eles chegam, assistem ao espetáculo e vão embora", diz Marília de Oliveira, 28, assessora de imprensa da Prefeitura de Urupema. Segundo ela, os "caça-neves" provocaram um congestionamento na via de acesso ao morro das Torres. "Era muita gente, não dá para quantificar", disse.

A Epagri/Ciram --órgão que cuida da meteorologia em Santa Catarina-- registrou acúmulo de 30 cm de altura de neve em Urupema entre a tarde de quarta-feira (4) e a manhã de ontem. No final da tarde, flocos foram registrados em Urubici.

Alvarélio Kurossu - 04.ago.10/Agência RBS/Folhapress

Flocos de neve cobrem estrada que leva ao Morro da Igreja, em Urubici (SC). Neve deve continuar na região.

Turista acidental, vindo de Franca (400 km de São Paulo), Cláudio Guimarães, 47, estava em Laguna (litoral) e subiu ao planalto anteontem à tarde. Viu neve pela primeira vez na vida. "É uma coisa diferente do que a gente vê em imagens, chega a emocionar", disse.

As imagens da nevasca ampliaram também a busca por pousadas e hotéis na região. Ari Fernando Raddatz, 43, dono de uma pousada em Urupema, afirma que desde a manhã de ontem os pedidos de reserva para o final de semana não cessaram. "Só não podemos prometer neve, que é o que todos querem."

Ana Souto, 22, chegou com três amigos no início da tarde de ontem a Urupema e ia na sequência para Urubici (174 km de Florianópolis). "Vamos ver se conseguimos ver a neve ao vivo lá."

Nenhum comentário: